4 dicas de como se tornar uma modelo fotográfica

Tornar-se conhecido, ser capa de uma revista famosa ou desfilar por passarelas internacionais é o sonho de muitos que desejam entrar para a carreira de modelo profissional. Se você é uma das pessoas que está pensando em entrar para esse maravilhoso mundo, aqui você vai encontrar algumas dicas importantes que com certeza irão te ajudar a alcançar os seus sonhos!

O primeiro passo é fazer parte do casting de uma agência. Porém, antes sair ligando para encontrar uma agência que aceite iniciantes na carreira de modelo, é preciso entender e atender aos requisitos exigidos por essas agências. Assim, sem mais delongas, vamos às dicas de como se tornar uma modelo fotográfica.


Dica 01 – Sou modelo e não sabia?

Todo mundo tem um pouco de modelo escondido dentro de si! Felizmente, nos dias de hoje, aos poucos vamos quebrando os padrões que antes eram impostos nessa carreira e o que vemos é o crescimento da diversidade na área – que nada mais é do que o alcance de um retrato mais fiel da diversidade que nos cerca como humanos. Entretanto, é preciso se atentar à área na qual o casting está sendo feito, ou melhor, é preciso se atentar aos “requisitos” daquela vaga, por exemplo, às vezes é preciso estar dentro da idade e altura que estão procurando. Portanto, é importante ficar atento á esses detalhes!

Dica 02 – A importância do book de fotos para sua propaganda pessoal

O book de fotos é um requisito essencial para qualquer processo de casting. Mas antes de entrarmos em detalhes, é importante saber o que é um book de fotos. O book de fotos consiste num “livro” com todas as fotografias do modelo em poses e ângulos que ressaltam os atributos necessários para seguir na carreira. É por meio dele que o aspirante a modelo pode mostrar todo o seu potencial na carreira.

Se você ainda não tem o seu book, o ideal é encontrar um fotógrafo de confiança e especialista em fazer ensaio de fotos de modelo. Mas atenção: embora seja comum encontrar esse tipo de serviço em lojas de fotografia, as fotos tiradas ali, geralmente, apenas servem para guardar uma recordação, não funcionando de forma profissional.

Além disso, esses tipos de fotos raramente são aceitos pelos agentes que avaliam as imagens nas agências de casting, pois eles priorizam imagens que seguem uma linha “de moda” com poses mais expressivas do modelo. É comum, também, que eles exijam padrões específicos para suas fotos, por isso, o melhor a fazer é encontrar um fotógrafo habituado com esse tipo de fotografia para produzir o seu book.

Dica 03 – Olha a pose!

Como dissemos na dica anterior, o book é peça fundamental para dar seus primeiros passos na carreira de modelo. Mas para ter sucesso com as fotos do seu ensaio fotográfico, o mais importante é o seu conteúdo, ou seja, as suas fotos. Por isso, aqui vão alguns pontos importantes sobre como apresentar fotos mais atraentes para os avaliadores que irão ver o seu book.

1º Ponto:

Faça fotos de corpo inteiro e também de meio corpo, pois assim é possível mostrar várias expressões e ângulos distintos, revelando pontos fortes que talvez você nem conhecia!

2º Ponto:

Solte a timidez! Ao passo que é preciso ser profissional nas fotos, não deixe de ser espontâneo, pois é assim que você irá se apresentar nas futuras passarelas. Um olhar mais confiante faz toda a diferença para o avaliador.

3º Ponto:

Não há necessidade em fazer muitas fotos caso, em torno de umas 30 fotografias já é possível selecionar as melhores e enviar para uma agência de fotografia de moda. Contudo, se você puder, faça um book fotográfico completo, pois isso te dará mais opções na hora de selecionar e enviar as melhores peças à agência.

Dica 04: Como fazer um book de fotos?

Para fazer um book fotográfico de modelo, você pode fazer isso com o seu celular. Recomendamos que com o auxílio de outra pessoa, você selecione os locais mais iluminados, que possam ressaltar as suas feições e poses. Mas atenção: como dissemos anteriormente, essa pode não ser a melhor opção para concorrer com outros candidatos à vaga. Ela é uma opção se você não tem como pagar por um ensaio profissional.

Assim, ressaltamos: a melhor forma de fazer o seu book é com uma empresa de fotografia especializada nesse tipo de foto. Dessa forma, você terá acesso aos melhores equipamentos e câmeras, além de contar com a ajuda de fotógrafos que sabem como conquistar os corações daqueles que irão julgar as suas fotos. Para isso, é muito fácil, basta encontrar uma empresa mais próxima a você que ofereça a qualidade necessária das suas fotos.

Nós da Abelha Digital, há mais de duas décadas trabalhamos com esse tipo de fotografia e sabemos como tornar o seu book de fotos um sucesso nas agências de modelo ao redor do país. Ficou interessado? Você pode clicar aqui para ver mais fotos de modelos; ou entrar em nosso site e fazer um orçamento sem compromisso.