Curso gratuito de foto e vídeo na Fabrica de Cultura 4.0
A partir de agora o horário de funcionamento da Fabrica de Cultura 4.0 é de terça a sexta, das 9h às 19 com acesso gratuito aos espaços que promovem diversas atividades artísticas.
Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
Não deixamos de registrar esse que é um dos eventos mais importante para a cidade de Osasco, e no dia 15 de junho fotografamos a inauguração da Fábrica de Cultura 4.0 em Osasco
Foto: Romeo Campos / Abelha Digital Press Fotografia
Recém inaugurada no Bairro do Jd. Rochdale em Osasco, a nova unidade está focada nas atividades voltadas à tecnologia e os seus desdobramentos, como, artes digitais, robótica, os games, projeto maker, drones e modelagem impressora 3D.
Com esses cursos você pode se tornar um profissional de fotografia e filmagem, um editor de vídeo, um fotógrafo profissional, um músico e até um técnico em 3D.
Entre as fotos em destaques do evento de inauguração fotografamos as apresentações musicais com Slam OZ, do grupo Baque Atitude e do rapper Coruja BC1.Programa Fábricas de Cultura chega em Junho ao Município de Osasco
Foto: Romeo Campos / Abelha Digital Press Fotografia
A unidade de Osasco foi aberta ao público no dia 15 de junho, a programação foi gratuita para toda a comunidade.
O evento de inauguração da Fábrica de Cultura 4.0 Osasco terá discotecagem, brinquedos como cama elástica, pula-pula e futebol de sabão, pintura facial com o Coletivo Palhaçaria Ancestral, apresentação de espetáculos dos aprendizes de Circo e Banda da Fábrica Diadema, além do Núcleo Luz, que integra o Programa e realiza ações voltadas para a linguagem da dança, apresentações musicais com Slam OZ, do grupo Baque Atitude e do rapper Coruja BC1.
A programação contou com acessibilidade em Libras.
A Fábrica já tem atividades culturais como, por exemplo, a oficina LiteraFunk: o funk como polo literário, realizada no dia 29 de junho, às 14h, pela equipe de Biblioteca, que buscará demonstrar os conceitos e variações do Funk. A oficina é indicada para jovens de 10 a 14 anos. Entre junho e julho, crianças e adolescentes já poderão participar das 38 atividades da ação Oficina de Férias, que contará com 435 vagas. A unidade funcionará de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 12h às 17h.
A Fábrica de Cultura 4.0 Osasco conta com a estrutura do Programa, que inclui serviço de biblioteca e salas para atendimentos de ateliês de criação e trilhas de produção. A unidade Osasco oferecerá em seus 1.200m², durante o 2º semestre, 15 Ateliês de Criação (325 vagas), 8 Trilhas de Longa Duração (155 vagas) e 4 Trilhas de Curta Duração (70 vagas), com inscrições abertas a partir da inauguração, além das atividades culturais.
O foco das atividades da unidade é a tecnologia e os seus desdobramentos (games, artes digitais, robótica, projeto maker, drones, modelagem impressora 3D). Contudo, também serão oferecidas diversas atividades culturais e de formação (ateliês de criação e trilhas de produção) nas áreas de teatro, dança, foto e vídeo, e artes visuais.
Governador de São Paulo e o Prefeito de Osasco em uma breve apresentação totalmente improvisado.
Foto: Romeo Campos / Abelha Digital Press Fotografia
No total, foram investidos R$ 9,5 milhões na Fábrica Osasco (prédio e aquisição de equipamentos). A obra foi executada pela POIESIS em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “A Fábrica de Cultura Osasco poderá marcar uma nova referência no lado norte da cidade, sendo um complemento ao que já existe em termos de produção e fruição cultural.
O objetivo do trabalho é fortalecer grupos já existentes no território e despertar novos grupos para que eles tenham na Fábrica uma possibilidade de desenvolver seus saberes em outras vertentes da produção cultural”, diz Nair Dias dos Santos Souza, gerente da Fábrica de Cultura 4.0 Osasco.
Para permitir o acesso e a participação das pessoas nas atividades, a Fábrica de Cultura 4.0 Osasco oferece instalações adaptadas, biblioteca, espaço 4.0 e muitos eventos. Algumas programações culturais terão tradução em Libras, tanto em atividades virtuais como presenciais, visando aquecer a demanda de profissionais que trabalham com inclusão e a participação de públicos com deficiência.
Momento de aula de violão do Governador Rodrigo Garcia na sala de aula no dia da inauguração da unidade Osasco.
Dia 15 de junho, quarta-feira, das 10h às 18h.
Objetivo: Atividade livre e gratuita.
Endereço: Fábrica de Cultura 4.0 Osasco – Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco
Foto: Romeo Campos / Abelha Digital Press Fotografia
A inauguração contou com a presença do Governador de São Paulo Rodrigo Garcia, o prefeito de Osasco Rogério Lins e o Deputado estadual Ataide Teruel além de diversas autoridades e sociedade civil.
Vários grupos já fizeram apresentações na Fábrica de Cultura 4.0, entre eles:
Discotecagem com DJ SET
Slam OZ
Apresentação de maracatu com Baque Atitude
DJ SET – Naty e Fuso
Show de rap com Coruja BC1
Além de atividades com Brinquedos, cama elástica, pula-pula e futebol de sabão com apoio e coordenação da equipe de monitoria da Fábrica.
Em 2022, as Fábricas de Cultura – programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis – contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa.
Quer saber mais sobre fotografia profissional de evento, fotografia de moda, fotografia de arte ou fotografia corporativa clique aqui.
Entrar em contato por Whatsapp:
ou por e-mail: contato@abelhadigital.com.br